Os painéis solares fotovoltaicos convertem a energia solar em energia eléctrica através do efeito fotoeléctrico, ou seja, a radiação solar é convertida em energia eléctrica por intermédio de celulas fotovoltaicas constituídas por materiais chamados de semicondutores como o silício.
O sistema terá um inversor para a transformação da energia DC para AC, assegurando-se que a energia produzida é compatível com as das redes eléctricas públicas.
Poderá adicionar ao seu sistema uma ou mais baterias de acordo com a sua instalação para que a energia produzida durante a exposição solar poder ser armazenada para suprimir necessidades durante o período nocturno.
Os preços apresentados consideram uma estrutura de suporte e fixação para telhado inclinado. Válidos para Portugal Continental.
OFERTA DA MONITORIZAÇÃO DA PRODUÇÃO em todos os kits de autoconsumo instantâneo para instalações monofásicas
PVP sujeito a alterações após análise da informação recolhida e eventual visita técnica.
Poupança anual estimada considerando uma tarifa bi-horária e ciclo diário.
Módulos Fotovoltaicos de alta eficiência + Inversor + Quadros de proteção AC & DC + Cablagem + Estrutura de suporte e fixação dos painéis ao telhado + Transporte + Projeto e instalação Chave-na-mão
Contacte-nos
As soluções de autoconsumo são a melhor forma de controlar os gastos energéticos da sua habitação. A produção de energia proporcionada pelo autoconsumo irá contribuir para uma redução parcial ou até mesmo total dos consumos, o que se traduz numa fatura mensal com um valor inferior ao habitual.
O produtor/consumidor poderá instalar o número de painéis que pretender, no entanto, a Biofluidos aconselha um dimensionamento adequado aos consumos da habitação, para evitar dissipação de energia.
Habitualmente, uma habitação unifamiliar necessitará apenas de um sistema composto por um máximo de seis painéis.
A energia solar é uma fonte de energia renovável que permite aproveitar a energia do sol para produzir calor ou eletricidade. Aplicar energia solar nos edifícios contribui para reduzir o consumo de energia a nível global e minimiza o número de emissões de gases de efeito de estufa, principais responsáveis da alteração climática.
A energia solar térmica aproveita o calor do sol para aquecer a água. Esta água quente pode ser utilizada para vários fins: apoio ao aquecimento, água quente para uso sanitário e aquecimento de água para piscinas.
O Regulamento dos Edifícios de Habitação (REH) estabelece que os edifícios de nova construção deverão incluir sistemas de aproveitamento das energias renováveis. Especificamente quanto à energia solar, o regulamentoestabelece o método para calcular o valor mínimo do contributo das energias renováveis para produção de água quente, através dum sistema solar padrão, apenas admitindo o uso de outras fontes renováveis caso se demonstre que a poupança obtida na produção de água quente é superior ao do referido sistema solar padrão. Os sistemas solares térmicos são, assim, o referencial indiscutível para o contributo renovável na produção de água quente doméstica.
Nos últimos anos as inovações tecnológicas permitem dispor de painéis solares mais leves e eficazes, tais como o painel Slim que é o painel mais leve e fino do mercado. Esta característica permitiu reduzir a espessura média dos coletores solares e reduzir o seu peso até aos 26 kg, quando um painel convencional pode atingir os 40 kg. Isto permite que um único operário o possa manipular e facilita a sua instalação nas coberturas dos edifícios.
A energia solar fotovoltaica converte a radiação solar em eletricidade. Esta energia é produzida através de painéis solares fotovoltaicos que são capazes de produzir eletricidade para ser consumida na habitação. A autoprodução de energia elétrica a partir de energia solar fotovoltaica é conhecida como autoconsumo elétrico e pode ocorrer de duas formas: Desligado da rede elétrica: conhecido como autosuficiência energética uma vez que a habitação pode produzir a sua própria energia para se autoabastecer. Ligado à rede: ou seja, produzindo energia elétrica para a sua habitação e descarregando na rede elétrica a energia excedente.
Em Portugal a produção de eletricidade por intermédio de Unidades de Produção (UP) é regulada pelo Decreto- Lei nº 153/2014 de 20 de outubro, que estabelece:
É inegável a importância da energia solar tanto para a concretização de objetivos energéticos e meio ambientais como pela sua contribuição para um desenvolvimento sustentado. Nos próximos anos assistiremos a um grande desenvolvimento deste tipo de sistemas e à sua integração nos edifícios.
Oscar Mogro, R&D Manager Solar Competence Center da BAXI, assegura que “a importância das energias renováveis nos próximos anos é inquestionável. O boom do carro elétrico, a redução no custo de produção das baterias e os mandatos governamentais para reduzirem a alteração climática tornam necessário o auge das energias renováveis. As nossas soluções de energia solar, tanto térmica como fotovoltaica, combinadas com os restantes produtos da nossa gama, oferecem a solução perfeita para um sistema eficaz, ligado e responsável com o meio ambiente.”
Se pensa adquirir uma instalação de energia solar térmica ou fotovoltaica pode contactar-nos e aconselhá-lo-emos sobre a solução que precisa.
Este sistema de autoconsumo fotovoltaico instalado pela BioFluídos é composto por:
✅ 5 painéis monocristalinos de 375 Wp;
✅ 1 inversor de 1,5 kW;
✅ Sistema de monitorização de produção e consumo.
Ligue a sua casa ao sol! 😎
O local mais comum para a instalação de painéis solares fotovoltaicos é o telhado. A maioria dos telhados normalmente tem as especificações desejadas para a instalação, de modo que os painéis recebam o máximo de luz solar.
No entanto, se a instalação no telhado não for aplicável ou desejada, os painéis solares também podem ser montados no solo. Você só precisa se certificar de que não há objetos bloqueando o acesso ao sol.
As etapas a seguir explicam a instalação do painel solar em um telhado:
Em primeiro lugar, você deve erguer andaimes para garantir a segurança durante todo o processo de instalação quando estiver no telhado.
Em seguida, o sistema de montagem do painel solar deve ser configurado. Isto irá apoiar a base dos painéis solares. Toda a estrutura de montagem deve ser inclinada e ter um ângulo entre 18 a 36 graus para ter a máxima exposição à luz solar.
Quando as montagens são configuradas, o próprio painel solar deve ser instalado na estrutura de montagem. Certifique-se de apertar todos os parafusos e porcas para que fique estável.
O próximo passo no processo de instalação é instalar a fiação elétrica. Na maioria dos casos, os conectores MC4 são usados porque são adequados para todos os tipos de painéis solares. Certifique-se de desligar o fornecimento de eletricidade da casa durante a instalação da fiação.
Depois disso, o inversor solar deve ser conectado ao sistema. Normalmente é instalado próximo ao painel principal e pode ser tanto interno quanto externo. Os inversores são mais eficientes se mantidos em um local mais fresco.
Se o inversor estiver ao ar livre, ele deve ser protegido do sol da tarde. Se for instalado dentro de casa, a garagem ou a despensa costumam ser os melhores lugares, pois ficam frescos a maior parte do ano e possuem ventilação.
Depois disso, o inversor solar deve ser conectado à bateria solar. O armazenamento da bateria solar pode evitar que você se preocupe com a falta de energia utilizável durante os períodos nublados, mas também pode reduzir os custos do sistema de armazenamento da bateria solar durante a instalação.
O inversor deve ser conectado à unidade consumidora para gerar energia elétrica. Um medidor de geração também deve ser conectado para monitorar a quantidade de eletricidade que os painéis solares realmente produzem. Você pode usar seu computador ou outro dispositivo para verificar o desempenho do seu sistema solar. Por exemplo, você pode verificar quanta eletricidade gera em horários diferentes e decidir qual horário é adequado para usar sua máquina de lavar ou outras utilidades.
A etapa final é ligar a energia e testar o sistema de painel solar recém-instalado. Depois disso, o processo de instalação do painel solar está concluído.
Como não há partes móveis, os painéis solares requerem muito pouca manutenção. Depois de cobrir o custo de instalação dos painéis solares, não há muitos custos associados à manutenção deles.
Dito isto, você deve inspecioná-los algumas vezes por ano em busca de sujeira ou outras coisas que possam ter se acumulado em cima. É importante que os painéis estejam limpos e que não haja nada que os impeça de absorver eficientemente o sol.
Antes de limpar os painéis por conta própria, você deve consultar seu instalador sobre as condições de garantia. Alguns fabricantes de painéis solares podem rescindir a garantia se qualquer autolimpeza for feita.
Para uma limpeza geral, basta usar uma mangueira de jardim normal para lavar a face dos painéis. Você deve fazer isso de manhã ou à noite. Evite também borrifá-los com água fria enquanto estiverem quentes, pois isso pode danificá-los.
Além disso, se os painéis precisarem de um pouco mais de limpeza que a mangueira não pode fornecer, você pode usar uma esponja com água e sabão para esfregá-los. Você também pode obter os serviços de uma empresa de limpeza. Isso é aconselhável se os painéis forem muito altos ou precisarem de uma limpeza mais profunda.
Você deve ter seu sistema examinado a cada 4-6 anos por um instalador. Também é uma boa ideia perguntar ao seu instalador sobre os requisitos de manutenção específicos para o seu sistema solar.
Um painel fotovoltaico solar consiste em muitas células feitas de camadas de material semicondutor, geralmente silício.
Quando a luz incide sobre este material, um fluxo de eletricidade é criado. As células não precisam de luz solar direta para funcionar e podem funcionar até mesmo em dias nublados. No entanto, quanto mais forte o sol, mais eletricidade gerada.
Os sistemas solares fotovoltaicos são compostos por vários painéis, com cada painel gerando cerca de 355W de energia sob forte luz solar. Os sistemas típicos contêm cerca de 10 painéis e geram eletricidade de corrente contínua (CC).
Como a eletricidade usada para eletrodomésticos é de corrente alternada (CA), um inversor é instalado junto com o sistema para converter eletricidade CC em CA. Essa eletricidade pode ser usada em toda a sua casa ou exportada para a rede.